A habilitação para barcos consiste em um documento obrigatório para quem deseja conduzir embarcações no País.
Para pilotar barcos e outros em atividades de lazer, por exemplo, é necessário ser devidamente habilitado pela Marinha do Brasil como amador.
Atualmente, há cinco categorias para quem deseja obter a permissão para conduzir embarcações: Arrais-Amador, Mestre-Amador, Capitão-Amador, Motonauta e Veleiro.
Cada tipo de habilitação conta com regras e requisitos específicos e, por isso, antes de iniciar suas aulas, é fundamental que você pesquise sobre as respectivas determinações.
Como conquistar uma habilitação para barcos?
A primeira habilitação para quem deseja pilotar embarcações com motor no Brasil consiste no Arrais-Amador, que permite a condução de qualquer tipo de embarcação de esporte e recreio (com exceção de motos aquáticas) em águas interiores.
Neste caso, o aluno deve ter, no mínimo, 18 anos antes de iniciar seu curso, que irá contar com dez horas de aulas (seis teóricas e quatro práticas).
Para ter o direito à condução de embarcações - sobretudo no caso do Arrais-Amador -, é necessário ser aprovado em testes teóricos aplicado pela Capitania dos Portos.
A seleção de uma escola náutica de qualidade é determinante para o desempenho do aluno e, por isso, a principal recomendação é contar com a expertise de uma empresa referência no mercado, como a Vida Marítima Escola e Despachante Náutico, que tem mais de 11 anos de história.
Comprometida com o cliente, a marca é, atualmente, a escola náutica com maior índice de aprovação no Brasil e conta, em sua equipe, com militares da reserva da Marinha.
Saiba mais!